A própria Bíblia nega a vida após a morte

Reflexão do dia. Gênesis 3:19. Após expulsar Adão do Éden, Deus lhe diz que do rosto comerás o pão, “até que tornes à terra, pois dela foste formado: porque tu és pó e ao pó retornarás”.

Ou seja, o homem veio do pó da terra e ao pó da terra retornará. Ponto final. Não se menciona vida após a morte.  Essa ideia veio aparecer depois tanto no cristianismo quanto no judaísmo por influência do zoroastrismo. O Antigo Testamento não faz separação entre espírito e matéria. Essa separação só aparece no Novo Testamento (para aprofundamento desses temas, ver posts sobre o Inferno e o Espírito Santo aqui no blog). O versículo de Gênesis é claro: o homem é pó. É apenas matéria. O que está dentro dele morre com ele. Volta ao pó.

Se a Bíblia foi escrita (ou inspirada) por Deus, como dizem os cristãos e judeus, não poderia se contradizer. O que está no AT não bate com o que está no NT.

O Pentateuco é simples: o homem veio da terra, como os demais seres vivos, e a ela voltará após a morte. Não existe morada no céu ou no inferno. Tudo finda com a morte. Como diria Espinosa, é a lei da Natureza, e Deus é a Natureza. Epicuro, na Antiguidade, já dizia que a alma é mortal. Não à toa que os seguidores desse filósofo foram amplamente perseguidos pelos cristãos depois.

Portanto, seja bom aqui e agora. Você só tem esta vida! Não jogue todas as fichas em uma outra vida que, conforme todos os indícios – dentro e fora da bíblia! -, provavelmente não virá.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: